EM DEFESA DA LUTA UNIFICADA!
Estamos vivendo um momento de luta como há muito tempo não vivíamos em Natal. Um momento no qual cada servidor e cada liderança tem papel importante e fundamental para que possamos corrigir as muitas distorções do Projeto do PCCS enviado à Câmara. Por isso, mais do que nunca, precisamos nos unir e demonstrar nossa indignação em relação ao SINDSAÚDE, especificamente na pessoa da presidente licenciada, Sônia Godeiro, que adotou uma postura irresponsável, desestabilizadora e que fortalece apenas àqueles que desejam promover um retrocesso nas negociações e avanços conquistados na suada luta dos servidores públicos municipais.
Embora o SINSENAT possua 80% da representação dos servidores municipais, sempre buscou a UNIFICAÇÃO da luta com as entidades sindicais afins, seja na realização de assembléias unificadas, ou através de reuniões públicas e transparentes, ou nas mesas de negociações, onde incentivou e primou pela participação de todos os Sindicatos, respeitando a autonomia e o posicionamento de cada um deles.
Mas esta não foi a postura adotada pelo SINDSAÚDE. Na última quinta-feira (19/08), em claro desrespeito a Mesa de Negociação do SUS, o SINDSAÚDE participou de uma reunião no Gabinete Civil falando em nome dos servidores da saúde. Embora faça parte da luta unificada, ele não tem autorização da base para negociar de forma isolada qualquer reivindicação. Principalmente a Sra. Sônia, que está licenciada do mandato sindical por ser candidata nas próximas eleições.
Tomar decisões isoladas em um momento tão delicado e que mexe com a vida de tantos servidores pode ser um grave equívoco, e não seria o primeiro do SINDSAÚDE. Em 2006 ele negociou com a Prefeitura a extinção da GPL, resultando no congelamento de salário por vários anos. Em 2010, na Mesa de Negociação, Sônia apresentou uma proposta que quebrava a isonomia do nível superior. E mais, durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na presença do Vereador Enildo Alves, Sônia solicitou que os projetos do PCCS e Gratificações tramitassem tal qual foram enviados à Câmara, usando o argumento de que a SINDSAÚDE iria apresentar emendas ao Projeto. E foi assim que as portas do Gabinete Civil se abriram para Sônia Godeiro.
Essa postura mostra o quanto Sônia desconhece o processo legislativo, já que só o Executivo pode propor a maior parte das emendas corrigindo os pontos negociados e que interessam ao servidor. Distante dessa realidade, corremos sérios riscos das emendas não serem aprovadas ou, se aprovadas, receberem o veto da Prefeita.
Além do equívoco estratégico que pode levar a derrocada da luta, o SINDSAÚDE e o COMLUTAS adotaram uma deselegante postura ao agredir publicamente a Presidente do SINSENAT, Soraya Godeiro, acusando-a, de forma caluniosa, de ter recebido dinheiro da Prefeitura para construir a Área de Lazer do Sindicato. Respeitando o princípio constitucional de liberdade de expressão, o SINSENAT vai exigir que o SINDSAÚDE apresente as provas de sua acusação. Que é, ratificamos: caluniosa, descabida e sem fundamento, cujo objetivo é desacreditar a incontestável liderança do SINSENAT no processo de negociação do PCCS. E soa estranho que tais acusações surjam, exatamente, após o SINDSAÚDE se reunir com o Gabinete Civil da Prefeitura.
Em respeito aos servidores e a sociedade natalense, o SINSENAT esclarece que tudo o que já foi construído na Área de Lazer foi pago com recurso próprio da Entidade Sindical, sem prejudicar de qualquer forma ou sentido a luta e a demanda cotidiana do Sindicato, ou que negligencie atenção a qualquer servidor. Isso é o resultado de uma gestão financeira honesta, eficiente e eficaz.
O que existe, de fato, é uma relação institucional do SINSENAT com as Prefeituras do Natal e Macaíba, além de outras instituições, através de solicitações públicas, transparentes e sem fisiologismos, para que sejam executadas as obras nas vias de acesso: limpeza, pavimentação, construção de muros e execução do projeto paisagístico do entorno, mas que até a presente data a Prefeitura de Natal não colaborou com absolutamente NADA, nenhum CENTAVO!
Apesar da clara tentativa de demolir, dividir e plantar intrigas no movimento em defesa da valorização do servidor, a luta segue unificada e cada vez mais forte. O SINSENAT continua acreditando na luta unificada e pede ponderação aos servidores, em especial aos da saúde, para que não cedam às tentativas de enfraquecimento de nosso movimento, nossa luta!
Por iniciativa do SINSENAT, as Centrais Sindicais e os Sindicatos envolvidos no processo se reúnem, na próxima semana, para avaliar e ratificar a unificação da luta e fortalecer o movimento.
Você faz parte dessa luta, então mobilizem o seu local de trabalho e compareçam a Audiência Pública, dia 08 de setembro, quarta-feira, às 9 horas, na Câmara dos Vereadores.
Comentários