CARTA AOS SERVIDORES PÚBLICOS
Caro(a) Servidor(a),
2011 vai sem deixar saudades, apenas lembranças. Lembranças das muitas lutas, resistências e de muitas conquistas. Um ano para entrar na história do SINSENAT e na história de cada servidor que anonimamente ajuda a construir nossa história.
Façamos uma rápida reflexão sobre tudo o que vivemos, sobre as coisas que choramos e das que rimos juntos, ou individualmente, no silêncio de nossas vidas.
Após 18 anos de muitas lutas e mobilizações, em 2011, finalmente, conseguimos a implantação da matriz salarial atualizada do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para a maior parte dos servidores públicos municipais do Natal. E embora ainda existam categorias que não foram totalmente contempladas com uma carreira, avançamos muito no sentido de amadurecer a discussão sobre as mudanças necessária para a sua inserção do Plano de Cargos Geral, inclusive garantindo recursos no orçamento municipal para 2012, através da proposição e articulação de emendas a Lei Orçamentária Anual, aprovada já em meados de dezembro. Além de dezenas de reuniões, mobilizações e embates para garantir os direitos dos servidores, tratando com igual importância todas as reivindicações das categorias.
Para além das lutas e conquistas políticas, em 2011 o SINSENAT não deixou de atender os servidores em outras áreas, tais como o permanente atendimento jurídico, a manutenção em dia dos planos de saúde e a conclusão da piscina semi-olímpica da área de lazer, que está sempre à disposição das famílias dos filiados nos fins de semana e feriados. Também inauguramos a Escola de Formação Política Cidadã, um importante instrumento para qualificação política e de cidadania não apenas para os nossos dirigentes, mas também para todos os servidores do município.
Nesse ano que termina, também pudemos constatar um recrudescimento da falta de zelo e cuidado da administração Micarla de Souza para com a nossa Cidade. Natal vive atualmente imerso em um caos administrativo sem precedentes na história. São muitas as contas atrasadas. O lixo toma conta de todas as regiões administrativas. Falta investimento na saúde pública, enquanto a prefeitura privatiza as unidades de saúde e suspende os repasses constitucionais para a educação. Durante os últimos três anos, pouco ou quase nenhum investimento foi feito para aparelhar setores importantes da administração, tais como os das fiscalizações, segurança e defesa civil. Sem falar nos milhares, milhões de buracos espalhados por todas as ruas da cidade.
Podemos afirmar, com todas as letras, que existe em Natal um desgoverno incapaz de administrar a cidade. Um desgoverno que não tem compromisso com os serviços públicos de qualidade. Um desgoverno que vai entrar para a história como a pior administração que Natal já teve. Mas nós vamos ajudar a corrigir esse erro que tem consumido a paciência de todos nós natalenses.
A Câmara Municipal, que tem como missão fiscalizar os atos do Poder Executivo, encontra-se imobilizada devido a sua frágil relação institucional tanto com a sociedade como com o próprio Executivo, com muitos vereadores se portando como vassalos subservientes da Prefeitura, quando na verdade deveriam defender os interesses dos natalenses, fiscalizando as contas públicas, propondo leis que melhorem a vida de todos, cobrando a correta aplicação de políticas públicas capazes de oferecer qualidade de vida a cada um de nós. Mas isso não acontece. O que vemos na Câmara Municipal, exceto por alguns vereadores que têm trabalhos sérios e compromisso com a coisa pública, é um grande balcão de negócios para tratar de interesses particulares, e isso tem de acabar.
E os natalenses começam ter consciência disso, demonstram toda a sua insatisfação com a atual administração, o maior reflexo disso é o Movimento Fora Micarla, que no meio do ano tomou conta das principais ruas da cidade e ocupou por vários dias a Câmara Municipal do Natal, forçando a criação da Comissão Especial de Investigação (CEI dos Contratos) que apura as suspeitas de irregularidades com os aluguéis da Prefeitura do Natal. É o povo exercendo a cidadania e a democracia, por isso precisamos apoiar e ampliar os movimentos democráticos que combatem a corrupção e a paralisação que toma conta da administração municipal.
Mas a luta contra a corrupção e a favor da cidadania e da qualidade de vida não se resume a ficar indignado ou aos protestos públicos nas ruas ou na Câmara Municipal. É preciso que a população natalense saiba dar o troco nas eleições de 2012, dizendo não ao projeto neoliberal representado pelos políticos tradicionais, ou por aventureiros que nada, ou muito pouco, entendem ou sabem como administrar uma cidade, como é o caso da atual prefeita, que anda na contramão da história e destrói, dia após dia, o nosso orgulho de ser natalense.
Precisamos eleger não apenas um prefeito comprometido com a cidade, mas também vereadores que ajudem a reconstruir uma cidade da qual tenhamos orgulho de dizer que é nossa. Pois, se a cidade for boa para os natalense, também o será para os turistas e investidores que movem a nossa economia.
Também é preciso fortalecer a representação dos servidores públicos na Câmara Municipal. Precisamos de alguém que conheça de perto a realidade de cada um de nós servidores. Que represente um projeto coletivo, fruto do amadurecimento das reivindicações do conjunto dos servidores. Que abra espaços para que nossa voz possa ser ouvida por toda a sociedade e que assim, possamos nos sentir verdadeiramente representados no Parlamento Municipal.
Esses são os nossos votos e desejos para o novo ano que se inicia. Que possamos, dentro em breve, ter muito mais conquista a comemorar.
Um Ano Novo repleto de muitas lutas, conquistas e realizações.
Soraya Godeiro – Presidente do SINSENAT.
Comentários
http://tribunadonorte.com.br/noticia/prefeitura-assina-contrato-com-cef-e-tera-r-44-8-milhoes-para-construir-896-moradias/207597