ATO PÚBLICO EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA - 23/01

O Fórum em Defesa da Saúde Pública realiza nesta sexta-feira (23/01), às 15h, no calçadão da rua João Pessoa - Centro, um Ato Público em defesa do SUS público de qualidade e contra as privatizações no setor.

O SINSENAT participa ativamente dessa luta, aliado a mais de 20 Entidades que integram o Fórum. Participe e seja mais um a reivindicar a implementação de políticas públicas, que garantam a qualidade de vida da população.


Veja abaixo matéria veiculada na site http://www.dnonline.com.br/


Outras categorias solicitam audiência

A questão da saúde não envolve apenas os médicos. Com esse argumento, representantes de 12 das 14 categorias da saúde se reuniram ontem pela manhã na sede do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte e criaram o Fórum das Entidades da Saúde. O fórum é formado por enfermeiros, psicólogos, odontólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêuticos, veterinários, profissionais de educação física e biólogos. Médicos e biomédicos foram convidados, mas não compareceram à reunião.Um dos encaminhamentos que surgiram na reunião foi a solicitação de uma audiência com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e com o secretário municipal de saúde, Levi Jales. Os profissionais querem ter acesso ao levantamento realizado pelo Município sobre a situação atual da saúde, além de discutir outras questões, como o sucateamento da rede básica de saúde.O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, destacou que ‘‘tão importante quanto os problemas que estão sendo levantados nessa crise, é a rede básica de saúde de Natal, que está sucateada. Essa falta que está congestionando e superlotando os hospitais de alta e média complexidade’’. Segundo Eimar Lopes, 60% das equipes de saúde bucal não estão funcionando por problemas de estrutura física e falta de equipamentos.Outro ponto que será levado à audiência pelas entidades é o interesse em ter acesso ao projeto de lei que trata sobre um ‘‘pacto pela saúde’’. ‘‘São 14 categorias que formam a saúde, e apenas os médicos foram procurados’’, declarou o presidente do Conselho Regional de Odontologia.Eimar Lopes declarou que as demais categorias da saúde apoiam o posicionamento da Promotoria de Saúde e defendem o concurso público como melhor solução para a crise, e não a contratação de cooperativas. ‘‘O ponto-chave desses nossos encontros é a defesa inconteste do cumprimento da lei do SUS’’.

Fonte: DN Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO URGENTE DOS SERVIDORES DA SEMSUR E SEMURB QUE NÃO TIVERAM SEUS NOMES PUBLICADOS NO DIÁRIO OFICIAL