Salário mínimo passa para R$ 465 em Fevereiro

A partir do dia 1º de Fevereiro os trabalhadores brasileiros terão direito ao novo valor do salário mínimo, que passa para R$465. A informação foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião realizada ontem (19) com dirigentes sindicais. O reajuste do salário incorpora a inflação do ano anterior e o percentual de crescimento do PIB registrado dois anos antes. O aumento real deve ser de 5,7%. A política de valorização do salário mínimo ainda não foi votada pelo Congresso.

O presidente Lula fará uma reunião com representantes dos bancos públicos e, possivelmente de algumas instituições privadas, para discutir o nível de juro e dos spreads bancários. O governo federal também garantiu às centrais que haverá reuniões periódicas entre governo e trabalhadores, com a participação de empresários quando necessário, numa espécie de gabinete de acompanhamento da conjuntura e de formulação de propostas.

Na reunião de ontem, o presidente ainda informou que convocará os governadores para conversar sobre a manutenção da redução do ICMS dos Estados por considerar importante essa medida para aumento do volume do capital de giro das empresas. Lula se mostrou muito preocupado com as perspectivas para a economia no primeiro trimestre deste ano. O presidente da República também garantiu aos sindicalistas de que, apesar do agravamento da crise, está mantido a política de concessão de aumento real ao salário mínimo.

Comentários

Anônimo disse…
é, pena que esse percentual afete a nós servidores. salário mínimo subindo há 4 anos e o nosso continua a mesma coisa.

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO URGENTE DOS SERVIDORES DA SEMSUR E SEMURB QUE NÃO TIVERAM SEUS NOMES PUBLICADOS NO DIÁRIO OFICIAL