IV Seminário traz esclarecimentos sobre importantes temas

O IV Seminário de Planejamento da Direção do SINSENAT ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro no auditório do SESC - Centro, e foi um sucesso, contando com a aprovação dos participantes. Mais de 130 pessoas, entre filiados e servidores públicos municipais, compareceram ao seminário que se caracterizou pela explanação e debate de temas importantes para toda a categoria. Temas como o Regime de Previdência, Assédio Moral, Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) foram explanados por profissionais, autoridades e debatidos juntamente com a direção do SINSENAT e servidores, que também participaram da discussão.

A manhã do primeiro dia de evento foi marcada pela apresentação do Dr. Alexandre Nascimento, assessor jurídico da SEMAD, que falou sobre o Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos municipais de Natal (RPPS). Nesta explanação, o Dr. Alexandre fez um apanhado geral sobre o que é o sistema previdenciário, explicitando termos e conceitos jurídicos importantes para que os servidores pudessem compreender a atual situação do sistema e de que forma ele funciona. A discussão foi bastante interessante e esclarecedora, permitindo que muitos servidores pudessem tirar dúvidas sobre o tema. Ainda no primeiro dia, no período da tarde, ocorreu a palestra sobre Formação Sindical, com Ciro Soares, diretor de formação do SINSNAT. Nessa palestra, Ciro Soares prosseguiu com a formação da base sindical, explicitando sobre linhas de pensamento, estudos e conhecimentos importantes para aqueles que ingressam e participam da vida sindical.

O segundo e último dia de seminário, teve início com a discussão sobre os eixos de luta pra o ano de 2009. Na pauta de reivindicações para o próximo ano, está a continuidade do processo sobre o PCCS, a questão da terceirização e concursados, entre outros temas. O representante do Departamento Intersindical de estatística e estudos socioeconômicos (DIEESE), Melquisedec Moreira, explanou sobre o orçamento da prefeitura do Natal, apresentado documentos fornecidos pela própria prefeitura. Muitos servidores ficaram surpresos com os gastos da prefeitura, na ocasião Melquisedec também discutiu com os servidores sobre diversos pontos do orçamento. Na tarde, ocorreu a mesa redonda sobre Assédio Moral, já que este é um problema campeão de reclamações por parte dos servidores que procuram diariamente o SINSENAT. No debate sobre assédio moral esteve presente Sandro Pimentel, coordenador do SINTE/RN, além do Procurador Regional do Trabalho, Dr. José de Lima, que compareceu representando o Ministério Público do Trabalho. Juntamante com a direção do SINSENAT e servidores, os presentes na discussão puderam orientar sobre a melhor maneira de reagir ao assédio e como não permitir que tais práticas continuem a existir. Também participou da mesa redonda, a nova vereadora de Natal, Sargento Regina, que ficou conhecida por sua ação no movimento sindical e que também sofreu assédio moral no ambiente de trabalho.

A realização do seminário é uma importante iniciativa do SINSENAT, que a cada ano convoca todos os filiados e servidores a participarem das discussões e palestras sobre temas de extrema importância para a categoria. Segundo a presidente do SINSENAT, Soraya Godeiro, a intenção é dotar os servidores de conhecimento sobre os problemas enfrentados, para que possam entender como agir e lutar junto com o sindicato. Os servidores presentes aprovaram a ação do SINSENAT. Para a servidora da secretária da educação e filiada do SINSENAT, Edenice Lopes, o seminário se configura como algo de extrema importância, e que ela faz questão de participar.”Isso aqui é ótimo, algo muito bom. Está me esclarecendo muitas dúvidas que eu tinha e espero que mais seminários como esse aconteçam”, afirma Edenice.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCAÇÃO URGENTE DOS SERVIDORES DA SEMSUR E SEMURB QUE NÃO TIVERAM SEUS NOMES PUBLICADOS NO DIÁRIO OFICIAL